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SOCIALMEDIA

O BUG DAS REDES SOCIAIS E A LIÇÃO QUE FICA

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Nos meus – humildes – 19 anos de experiência na indústria do entretenimento, sempre acompanhei de perto as decisões do marketing da produtora, até quando me vi à frente em todos os novos projetos. Tomei pra mim essa área e fui me apaixonando, me atualizando, seja com as novas tecnologias e ferramentas, ou noticiais sobre o mercado e cursos de aperfeiçoamento.

No início dessa jornada, o marketing era algo planejado em encontros de mentes pensantes, por horas a fio, discutido ao redor de uma grande mesa de reunião, toda a campanha do próximo evento. Hoje ele continua sendo planejado e pensando com essas grandes mentes, porém basta abrir um novo grupo de WhatsApp que todos os integrantes democraticamente têm voz e participam, mas as visitas presenciais estão diminuindo, repito: diminuindo!

Somos omnichannel! Essa palavra linda aprendi com tia Sú, minha professora incrível da minha formação em social media, Suellen Berger. Não falamos mais em mídia online e mídia offline, nós convergimos todos os canais utilizados por uma empresa de forma integrada, aprimorando assim, a experiência do cliente. Uma forma bem clara de entender essa estratégia: “o Omnichannel possibilita usar um aplicativo para encontrar um sapato, experimentá-lo na loja e recebê-lo no em casa.” (blog Rockcontent, atualializado em Março/2019)

Hoje, (02/07) o mundo online caiu! Bugou! Deu pau! Tio Zuckerberg acordou de mau humor e vários países sofrem ainda neste momento, com essa instabilidade nas redes, deixando empresas, grandes e pequenas, de volta a um passado não muito distante! Nos grupos de Whatsapp que participo (e são muitos!) tanto de clientes, como de colegas de cursos, de profissão e dos eventos, não se fala em outra coisa: “Como a gente trabalhava antes?” Não é verdade?!

E qual a lição que tiramos disso tudo?

O mundo NÃO parou por causa desse bug! As mídias conhecidas como tradicionais ainda fazem parte da vida, do trabalho, e dos negócios de todo mundo. Temos que estar atentos onde nosso cliente está e entender qual a estratégia que dá mais resultado.

Li um artigo muito bacana aqui no LinkedIn ontem, da esposa de um amigo de infância, o nome dela é Mariana Monteiro, e o artigo você pode ler aqui! Ela sabe muito de marketing. Tô falando MARKETING!  “- uai Mayka, mas você que só fala de social media agora e não sabe?” A resposta é NÃO, folks! Eu sei um pouco, leio muito e estudo PRA CARAMBA essa grande ferramenta de marketing que utilizamos e que dominou o mundo chamada rede social. Ela é apenas a ponta do iceberg do seu marketing, portanto meus queridos leitores, colegas, clientes, o marketing da sua empresa não se resume a social media, ela é sim parte – importante! – da sua estratégia.

Posso citar aqui alguns canais para ficarmos mais atentos depois desse bug, que não foi o primeiro de 2019:

  • Mídia Impressa
  • Site
  • Google Ads
  • Rádio
  • Tv
  • Outdoor

Ah! Mayka, mas tudo isso é muito caro, minha empresa é pequena… tenho uma super dica que qualquer empresa já tem, e tá bem esquecido:

  • TELEFONE! Ele não serve só para redes sociais e aplicativos, a gente pode fazer ligação, marcar um café, falar com o cliente que tem uma super novidade que é a cara dele! Hoje inclusive falei muito com as pessoas, porque até ontem era um tal de áudio de Whatsapp, que as pessoas até esqueceram como se escreve!

Costumo brincar dizendo que, com toda essa tecnologia, nós voltamos a era das cavernas, os emojis são a nova arte rupestre, mas confesso que adoro! Amo todos os avanços, as redes sociais, mas temos sempre que lembrar de usá-las a nosso favor e não sermos dependentes exclusivamente de um único canal com o cliente. Afinal existe vida além das redes sociais!

Fontes: RockContent, Linkedin.

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Mayka Schneider

Estratégia & SocialMedia

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